site atualizado diariamente





O que é a Acupuntura e para que Serve?

A Acupuntura é uma modalidade terapêutica milenar que utiliza agulhas, moxas e outros instrumentos para liberar substâncias químicas no organismo com efeito analgésico e/ou antiinflamatório e assim, aliviar dor e outros sintomas decorrentes de determinadas doenças.


A acupuntura tem sido, ao longo dos anos, um recurso terapêutico eficaz no tratamento da dor. Mas não é só. Por meio dela é possível tratamento e cura de diversas doenças dos sistemas musculoesquelético, respiratório, neurológico e digestório, além de auxiliar no tratamento da obesidade, da depressão e do estresse e também de algumas afecções dermatológicas.



A palavra acupuntura deriva do latim acum, que significa agulha, e punctum, que significa picada ou punção. Em japonês a acupuntura é denominada de Shin-Kyu e em chinês de Zhen-Jiu. Em ambos os idiomas, esses dois termos significam literalmente agulha e moxa, e não apenas agulha como na tradução latina. No entanto, o termo acupuntura ficou consagrado pelo uso.

INDICAÇÕES DA ACUPUNTURA

A Organização Mundial da Saúde lista mais de 40 doenças para as quais a Acupuntura é indicada.


Para os chineses tradicionais existem cerca de 300 doenças tratáveis por Acupuntura, entre elas, sinusite, rinite, resfriado, faringite, amigdalite aguda, zumbido, dor no peito, palpitações, enfizema, bronquite crônica, asma brônquica, alterações menstruais, cólica menstrual, lombalgia durante a gravidez, ansiedade, depressão, insônia, mal-estar provocado pela quimioterapia, dores associadas com câncer, tendinites, fibromialgia, dores pós-cirúrgicas, síndrome complexa de dor regional, dermatites, gastrite, úlcera gástrica, úlcera duodenal, colites, diarréia, constipação, cefaléias, enxaqueca, paralisia facial, seqüelas de acidente vascular cerebral, lombalgia, ciatalgia, artrose, artrite, entre tantas outras.

BENEFÍCIOS DA ACUPUNTURA

Vantagens da Acupuntura incluem a rapidez dos resultados (com o paciente saindo de uma consulta sem dor ou com ela diminuída), ausência de efeitos colaterais se comparado a medicamentos, a diminuição do uso de medicamentos tanto para casos agudos quanto para os de uso contínuo, e também em sua segurança.


A Acupuntura não apenas aliviará a dor, mas também reduz o espasmo e contratura da musculatura, resultando em aumento da amplitude de movimento. Por exemplo, muitas dores musculares como as lombalgias mecânicas apresentam ótimos resultados após a diminuição da contratura muscular, com o paciente tendo sua dor e contratura tratadas, possibilitando a realização de alongamentos e exercícios visando prevenir novas crises dolorosas.

Quiropraxia . Elimina a dor e recupere a função natural da sua colunaEntrar



Entrar

VoltarHome