image3

O que é stress?


Stress é uma reação do organismo que ocorre quando ele precisa lidar com situações que exijam um grande esforço emocional para serem superadas. Quanto mais à situação durar ou quanto mais grave ela for, mais estressada a pessoa pode ficar. Porem há meios de se aprender a lidar com o stress de modo que mesmo nos piores momentos o organismo não entre em colapso.


Que sintomas o stress pode criar?


O stress se desenvolve em quatro estágios. Inicialmente a pessoa entra no processo de stress pelo estágio de alerta. Esta é a fase boa do stress, onde produzimos adrenalina e ficamos cheios de energia e de vigor, prontos para, se necessário, varar a noite ou despender grande quantidade de energia se tivermos que lidar com uma emergência.


Durante esta fase, podemos também sentir tensão ou dor muscular, azia, problemas de pele, irritabilidade sem causa aparente, nervosismo, sensibilidade excessiva, ansiedade e inquietação. Caso o que nos causa stress desapareça, saímos do processo de stress sem sequelas. Porém, se o estressor continua ou se algo mais acontece para nos desafiar, podemos entrar no estágio de resistência, que significa a etapa em que tentamos resistir ao stress. Nesta fase, dois sintomas mais importantes surgem: dificuldades com a memória e muito cansaço. Se nosso esforço for suficiente para lidar com a situação, o stress é eliminado e saímos do processo de stress.


O problema maior começa a ocorrer quando não conseguimos resistir ou nos adaptar e nosso organismo começam a sofrer um colapso gradual. Entramos na fase de quase exaustão, onde podem surgir os problemas mencionados a seguir.


Sintomas da fase de quase exaustão do stress


  1. Cansaço mental;
  2. Dificuldade de concentração;
  3. Perda de memória imediata;
  4. Apatia ou indiferença emocional;
  5. Impotência sexual ou perda da vontade de ter sexo;
  6. Herpes;
  7. Corrimentos;
  8. Infecções ginecológicas;
  9. Aumento de prolactina;
  10. Tumores;
  11. Problemas de pele
  12. Queda de cabelo;
  13. Gastrite ou úlcera;
  14. Perda ou ganho de peso;
  15. Desânimo, apatia ou questionamento frente à vida;
  16. Autodúvidas;
  17. Ansiedade;
  18. Crises de pânico;
  19. Pressão alta;
  20. Alteração dos níveis de colesterol e triglicérides;
  21. Distúrbios de menstruação;
  22. Queda na qualidade de vida.